Informativo Cível

Capital Reputacional Humano

Por Mariana Feijon, advogada

[email protected]

03/12/2024 15h43

Corporativamente falando, o capital reputacional é soma de fatores como qualidade de produtos e serviços oferecidos por uma empresa, estabilidade financeira, clima organizacional, consistência entre práticas éticas e indicadores de conformidade, estágio de implementação de políticas corporativas e compromissos voluntários, consistência entre o discurso, o marketing e as práticas corporativas.

No entanto, com uma crescente de profissionais autônomos, microempreendedores individuais, e até mesmo a busca das grandes empresas por colaboradores que estejam alinhados com suas políticas, o termo capital reputacional ganhou um viés humano também.

O Capital Reputacional Humano é ainda um conceito em construção, mas pode ser entendido como a simetria entre a imagem e a identidade de um indivíduo.

A imagem é tida como a percepção que se constrói de uma pessoa a partir dos resultados de interações entre as partes. Por exemplo: tem-se uma boa ou má imagem de alguém a partir das experiências boas ou ruins que temos uns com os outros. Essas experiências quando ocorrem com alta frequência se transformam em boas ou más percepções, base para o nascimento da reputação. Trata daquilo que PAREÇO SER.

Já a identidade é aquilo que somos, personalidade, essência. Pode ser considerado tudo aquilo que o profissional é, diz e faz.

A forma como nos apresentamos ao mundo, é o reflexo da nossa identidade, valores e competências. Essa imagem vai além da aparência física e engloba diversos elementos, como a forma de se vestir, a linguagem corporal, a comunicação verbal e não verbal, as atitudes, os valores e as habilidades.

No contexto profissional, a imagem pessoal desempenha um papel crucial na forma como somos percebidos pelos colegas de trabalho, líderes, clientes e outros profissionais do mercado, sendo que imagem pessoal bem construída pode abrir portas para oportunidades de carreira e gerar confiança e credibilidade, enquanto uma imagem negativa pode prejudicar relacionamentos e limitar o crescimento profissional.

É importante ressaltar que a imagem pessoal é dinâmica e pode ser trabalhada e aprimorada ao longo do tempo. Não se trata apenas sobre de aparência, mas também sobre como o profissional se relaciona e se comporta no ambiente de trabalho e na sua presença virtual.

Alguns dos principais pontos que as empresas mais observam na hora de contratar um novo colaborador e/ou parceiro são: Postura Virtual, Apresentação Pessoal e Ética.

Em relação à postura virtual é essencial o cuidado com as redes sociais. É necessária muita cautela com aquilo que é publicado nas redes sociais, pois as postagens, curtidas, páginas seguidas, posicionamentos políticos, são consideradas uma extensão da imagem pessoal e podem impactar diretamente nas contratações.

Outro ponto se refere ao profissionalismo no e-mail. Ao elaborar e-mails em ambiente laboral, é necessária a utilização de uma linguagem formal e profissional, verificando sempre a ortografia, gramática, ajustes estéticos, tais como espaçamentos, fontes, dentre outros, antes de enviar.

No quesito apresentação pessoal, vale salientar a importância da vestimenta adequada, ou seja, a escolha de roupas que estejam alinhadas com o ambiente de trabalho e o código de vestimenta da instituição.

Por fim, em relação à ética, é primordial que o profissional aja com honestidade e integridade em todas as suas atividades. A ética é um valor essencial para construir uma imagem pessoal sólida e confiável e com isso, garantir uma boa reputação.

Por fim, o capital reputacional humano é a simetria entre a imagem e a identidade de um indivíduo que na medida em que ele percebe, desenvolve e implementa, ganha respeito, admiração e espaço na sociedade como um todo, podendo ser considerado, ainda, um bem intangível.

Descuidar desse patrimônio intangível pode resultar em danos pessoais, tais como a perda da credibilidade, o desgaste da imagem pessoal e a desvalorização da própria pessoa. Da mesma forma, caso a reputação seja atacada, é plenamente possível o ajuizamento de uma ação indenizatória por danos morais.

Veja todas as notícias